segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Conectando...

Conectando....

O que fazer?

Criar, produzir e veicular via web, programas radiofônicos e sites dinâmicos elaborados em parceria com escolas de ensinos fundamental e médio de Belo Horizonte.

Como fazer?

A partir de conteúdos ligados às disciplinas trabalhadas com crianças e adolescentes, a escola parceira define o tema para a formatação dos programas de rádio e do hotsite.

Após o cumprimento das pautas e a elaboração do brieffing, tanto o programa, quanto o site dinâmico, são produzidos e editados para a veiculação na web.

Por que fazer?

  • Por acreditarmos no desenvolvimento de práticas pedagógicas aplicadas a partir de uma metodologia alternativa, que trará aos alunos participantes, condições de ocupar lugar central na construção do saber enquanto sujeitos ativos do conhecimento.
  • Por defendermos a relação indissociável das práticas e teorias, do ensino da pesquisa e da extensão.
  • Por considerarmos fundamental que as Instituições de Ensino Superior jamais se afastem das questões relativas ao exercício prático da profissão, sob pena de caírem em um lugar de produção de conhecimento que se acastela em puras abstrações teóricas sem, contudo, interagir com a realidade empírica.

Para que fazer?

Para agregar valor aos conteúdos trabalhados em sala de aula; para fortalecer a consciência cidadã em ações de responsabilidade social; e para proporcionar aos alunos um entendimento da Internet enquanto mídia interativa. O Projeto Radioescola Ponto Com estaria, dessa forma, proporcionando aos alunos do Uni-BH e das escolas parceiras a possibilidade de compreensão da realidade em sua forma dinâmica e complexa, advinda das pulsações das práticas sociais, motivando-os para a busca contínua pela incorporação de novas habilidades e competências.

Onde fazer?

Os primeiros encontros são realizados nas escolas parceiras. Na oportunidade, os alunos anfitriões fazem uma exposição sobre o tema a ser trabalhado e recebem informações sobre a criação, a produção e a linguagem radiofônica. Alguns encontros são realizados no CPM – Centro de Produção Multimídia do Campus Diamantina do Uni-BH para formatação, gravação e edição dos programas de rádio; e nos laboratórios de informática.

Nenhum comentário: