Como tudo começou...
Fernando Sandim
4º período Jornalismo e bolsista do projeto
Nas movimentadas ondas do rádio! Mesmo com toda a correria imposta pela quantidade de provas e trabalhos exigida nesse finalzinho de semestre, nós, bolsistas e voluntários do Projeto de Extensão Radioescola Ponto Com não perdemos o fôlego! Estamos trabalhando em ritmo intenso para finalizarmos as nossas gravações. Nas primeiras reuniões realizadas com a coordenadora e criadora do Projeto, professora Wanir Campelo, decidimos pela criação de programetes de rádio, que pudessem, de alguma forma, homenagear os 85 anos da chegada do rádio no Brasil.
"Em nome do pai, do filho e do neto: o que o rádio produziu para três gerações" tem por objetivo ouvir pessoas que gostam de rádio, independente da idade.
Durante este primeiro semestre realizamos, semanalmente várias reuniões para a elaboração dos textos, para a produção das pautas, para as gravações de entrevistas externas e para a realização das pesquisas sobre o tema abordado. Cada um de nós buscou conversar com nossos avós... nossos pais... nossos amigos de todas as idades Também saímos pelos corredores da escola, pelas ruas da cidade, pelas praças... para conversar com quem é ouvinte de uma emissora de rádio qualquer. Decidimos também dar o nosso depoimento. E um colega entrevistou o outro, Fizemos 33 entrevistas. Ouvimos cada uma delas. Selecionamos as melhores.
Montamos os programtes respeitando as idades dos nossos entrevistados: Primeiramente um avô, ou uma avó de idades que variaram entre 60 e 87 anos.... Depois homens e mulheres entre 30 e 60 anos E por fim os jovens Cada entrevistado teve a oportunidade de contar um pouco sobre as suas preferências: o que escutavam no passado... o que escutam no presente... os programas que marcaram as suas vidas, o que gostam de ouvir nos dias de hoje...
Todos os entrevistados conseguiram se lembrar de alguma história lá do fundo do baú, e pôde compartilhar com a gente. Muitos se emocionaram e conseguiram nos emocionar... muitos nos fizeram rir com suas fantásticas histórias, outros se lembraram até dos jingles veiculados no rádio para vender remédio, refrigerante. As lembranças se eternizaram ao serem passadas de geração a geração: ouvintes amantes do rádio! A partir de agosto, esse trabalho se ramifica... As entrevistas serão feitas pelas crianças de 10 e 11 anos, da Escola Estadual Silviano Brandão, parceiras do Radioescola. E outras histórias virão.....
Participam do projeto os alunos do curso de Jornalismo do Uni-BH:
Fernando Sandim, Sérgio Santana, Leandro Mariano, Renata Martins, Bruno Henrique e Débora Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário